\"Não há saber mais nem saber menos, há saberes diferentes\". Paulo Freire
sábado, 21 de julho de 2012
quarta-feira, 18 de julho de 2012
VOTO NULO
VOTO NULO= 00 + TECLA VERDE
É VIVENDO E APRENDENDO!
ISSO É O QUE SE DEVIA "PREGAR" NOS CANAIS DE TELEVISÃO NO FAMOSO "HORÁRIO ELEITORAL".
- Você sabe como eliminar 90% dos políticos corruptos em uma única vez? Isso mesmo, em uma única vez... Você sabe para que serve o VOTO NULO ?
Não se preocupe, eu acredito que menos de 1% da população saiba algo sobre isso...
Agora, você sabe porque você não sabe para que serve o VOTO NULO?
- Então, vamos a um exemplo: Imagine uma eleição qualquer, onde os candidatos sejam: "Malufs", "Valérius", "Dirceus", dentre outros.
ISSO É O QUE SE DEVIA "PREGAR" NOS CANAIS DE TELEVISÃO NO FAMOSO "HORÁRIO ELEITORAL".
- Você sabe como eliminar 90% dos políticos corruptos em uma única vez? Isso mesmo, em uma única vez... Você sabe para que serve o VOTO NULO ?
Não se preocupe, eu acredito que menos de 1% da população saiba algo sobre isso...
Agora, você sabe porque você não sabe para que serve o VOTO NULO?
- Então, vamos a um exemplo: Imagine uma eleição qualquer, onde os candidatos sejam: "Malufs", "Valérius", "Dirceus", dentre outros.
SONHO DE PROFESSORA: FOLCLORE
SONHO DE PROFESSORA: FOLCLORE: Recebi essas atividades do portal escola
Pessoal olha que interessante para o projeto folclore.Um bumba-meu-boi feito com recipiente de amaciante.Descobri no blog gente miuda. Sensacional!
.http://www.pragentemiuda.org/2012/07/bumba-meu-boi-feito-com-reciclagem.html
Pessoal olha que interessante para o projeto folclore.Um bumba-meu-boi feito com recipiente de amaciante.Descobri no blog gente miuda. Sensacional!
.http://www.pragentemiuda.org/2012/07/bumba-meu-boi-feito-com-reciclagem.html
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Zona de Desenvolvimento Proximal

É um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender mais ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.Esta ideia aproxima-se à de Jim Cummins, de informação mais um (ou i + 1), que afirma que o indivíduo não pode construir conhecimento novo sem uma estrutura, um fundamento, de aprendizagem prévia. Lev Vygotsky diz que o indivíduo não pode transpor um expediente de aprendizagem sem algum conhecimento anterior cognitivamente relacionado, a fim de conectar e suportar a nova informação. É a partir desses dois níveis de desenvolvimento, o real e potencial que Vygotsky define a zona de desenvolvimento proximal: "Ela é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com pessoas com maior capacidade". Zona de Desenvolvimento Proximal nada mais é que a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de problemas com a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, que as informações que a pessoa tem potencial para aprender, mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas que podem ser atingíveis com um auxilio e em curto prazo. Este ponto de vista está relacionado com a avaliação do desenvolvimento do aprendizado, sendo o professor o principal mediador e responsável no desenvolvimento do aluno. Ao ponto que nesse curto espaço de tempo, é que vai ocorrer toda interação entre professor-aluno, sendo o professor o elo para atingir os mais altos níveis e que esse aluno progrida em seu intelecto.Todo professor pode escolher: olhar para trás, avaliando as deficiências do aluno e o que já foi aprendido por ele, ou olhar pra frente, tentando estimar seu potencial. Qual das opções é a melhor? Para a pesquisadora Cláudia Davis, professora de psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sem a segunda fica difícil colocar o estudante no caminho do melhor aprendizado possível. "Esse conceito é promissor porque sinaliza novas estratégias em sala de aula", diz Cláudia. O que interessa, na opinião da especialista, não é avaliar as dificuldades das crianças, mas suas diferenças. "Elas são ricas, muito mais importantes para o aprendizado do que as semelhanças.” Não há um estudante igual a outro. As habilidades individuais são distintas, o que significa também que cada criança avança em seu próprio ritmo. À primeira vista, ter como missão lidar com tantas individualidades pode parecer um pesadelo. Mas a pesquisadora garante: o que realmente existe aí, ao alcance de qualquer professor, é uma excelente oportunidade de promover a troca de experiências.
Fontes: o professor.blogspot
Wikipédia
Revista Nova Escola.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
terça-feira, 10 de julho de 2012
quinta-feira, 5 de julho de 2012
sexta-feira, 29 de junho de 2012
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Provinha Brasil 2012
FOLDER
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/nucleo/Documentos/PROVINHA%20BRASIL/2012/TESTE%201/Folder.pdf
CADERNO DE LEITURA DO ALUNO
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/nucleo/Documentos/PROVINHA%20BRASIL/2012/TESTE%201/Cad%20Aluno%20Leitura.pdf
CADERNO DE MATEMÁTICA DO ALUNO
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/nucleo/Documentos/PROVINHA%20BRASIL/2012/TESTE%201/Cad%20Aluno%20Matem0tica.pdf
GUIA DE APLICAÇÃO DE LEITURA http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/nucleo/Documentos/PROVINHA%20BRASIL/2012/TESTE%201/Guia%20Aplicacao%20Leitura.pdf
GUIA DE APLICAÇÃO DE MATEMÁTICA http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/nucleo/Documentos/PROVINHA%20BRASIL/2012/TESTE%201/Guia%20Aplicacao%20Matem0tica.pdf
GUIA DE CORREÇÃO DE LEITURA
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/nucleo/Documentos/PROVINHA%20BRASIL/2012/TESTE%201/Guia%20Correcao%20Leitura.pdf
GUIA DE CORREÇÃO DE MATEMÁTICA
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/nucleo/Documentos/PROVINHA%20BRASIL/2012/TESTE%201/Guia%20Correcao%20Matem0tica.pdf
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)